A Prefeitura insiste em burlar as leis e contratar professores de qualquer forma,o processo seletivo para contratação de professores que e obrigatório tanto pela Constituição Federal quanto pela Lei Municipal 02/2017 de autoria do Poder Executivo em Coroatá. E simplesmente desacatada e burlada pela propiá prefeitura que foi quem criou a lei 02/2017.

No ano de 2018 foi descartado o seletivo pela prefeitura e a contratação vinha sendo feita por apadrinhamentos políticos ou pelo teste do sofá como denunciou a professora Iolanda,que foi agredida e assediada por coordenadores da secretaria de educação de Coroatá.
Nesta terça-feira (20) o prefeito de Coroatá Luís da Amovelar Filho esteve reunido com representantes do Sindicato dos Professores do Ensino Municipal de Coroatá-MA (SINPROEM), advogados e o promotor de justiça Denys Lima Rego para tentar chegar a um objetivo comum, já que o município diz ter feito uma seleção, com base em relatórios, e um novo seletivo acarretaria em prejuízo aos alunos. O encontro terminou sem nenhum acordo.